quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tráfico Humano Em Portugal

Infelizmente, é uma realidade bastante presente no nosso país, que está completamente ligada ás outras redes de tráfico de armas e de drogas\narcóticos.
Na verdade, as grandes casas de alterne situadas nas grandes praças das nossas cidades, são fruto desta exploração injusta, onde estas atrocidades acontecem a toda a hora, violações atrás de violações...

Para conhecer um pouco melhor este mundo submergido, partilho convosco um excerto do próprio J.N., exemplificando um destes casos:


"Natália tinha 14 anos quando chegou a Portugal. Uma menina. Não conhecia a língua, nem ninguém. Foi entregue a "Maria", que se dizia sua amiga, mas que acabou por se transformar na pior das inimigas, quando a obrigou a prostituir-se.
Com um passado familiar marcado pela miséria e o alcoolismo, e depois de ter sido vendida por um tio a um estranho, passou a vender o corpo nas ruas da Baixa de Lisboa. Porém, após alguns meses de desespero, com maus tratos e lágrimas em pano de fundo, o caso de Natália acabou bem. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras conseguiu resgatá-la da rede suspeita de escravizar mulheres para a prática da prostituição.
Muitas outras "natálias" continuam a ser vítimas de um crime, com largas "cifras negras" em Portugal, até que se consiga conjugar todos os esforços para minimizar o flagelo. Pelo menos assim o deixou entender Almeida Rodrigues, na abertura do Congresso Nacional sobre Tráfico de Seres Humanos, que decorre até hoje em Loures, adiantando que Portugal é, simultaneamente, país de destino e de origem das vítimas.

"Decorridos mais de cinco anos da convenção de Palermo [Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transformacional] não temos feito uso adequado dos instrumentos à disposição. Ainda não conseguimos dar o salto para a frente, tal como já fizemos com os infiltrados no tráfico de droga e a moeda falsa", salientou o director nacional da Polícia Judiciária.
O responsável revelou que nos últimos cinco anos foram instaurados na PJ "apenas 129 processos relacionados com tráfico de seres humanos", considerando que tal número é "manifestamente pouco" e certamente inferior à realidade.
"Temos de investigar com todas as técnicas especiais que temos usado com grande sucesso noutros tipos de crime. É necessário que todos tenhamos a noção de que há pessoas que são reduzidas à condição de coisa e tratadas como tal. Falta uma atitude pro-activa na denúncia", atirou."

Por último,  só quero salientar  uma questão: Como é que estas organizações decadentes se apoiam, e para onde exportam grande parte dos seus lucros? (tendo em conta que está ligada ás redes de droga e tráfico de armas, tão nítidas no mundo criminoso que rodeia o futebol)
É escusado dizer que não é o ladrão ali da esquina que consegue movimentar isto de uma maneira tão colossal, mas sim quem tem grande poder (um tanto político\desportivo), para manipular toda esta gestão de dinheiros, para pagarem milhões a gajos que correm atrás de uma bola...


Suponho muito, mas devemos falar do que se passa à nossa frente, para saber o que está certo e o que está errado com mais clareza, portanto...
Sejam controversos, "cheers"!


Fontes:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1143823

"Tráfico humano aumenta em Portugal"
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/trafico-humano-escravos-sef-imigrantes-imigracao-ilegal/940655-4071.html

Caso "Passarelle"
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/rei-do-alterne-ve-pena-anulada