quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tão idiota como outra qualquer!

Na sequencia da crónica anterior sobre aumento da produção agrícola nacional.
Penso que todos os cm2 de território deveriam ser produtivos, não devendo haver baldios, zonas de ninguém ou de alguém que não quer/pode e cuidar/explorar o que é seu.
Assim, penso que seria preferível:
1) Ser realizado um estudo científico executado por técnicos especializados (ex: geólogos, biólogos, engenheiros agrónomos/florestais, agricultores, etc) de modo a saber, para aquela região, quais as explorações mais rentáveis;
2) Ser realizado um mapa do país com as diferentes zonas de exploração (ex: zonas de agricultura, silvicultura, parque florestal, construção, etc);
3) Os cidadãos com propriedades seriam notificados para procederem à exploração da sua propriedade, conforme o estudo nacional;
3.1) Considerando que os portugueses, de uma forma geral, não têm espírito empreendedor e estão habituados que o estado lhes resolva os problemas, então, poderia ser criada pelo estado uma empresa S.A. (por exemplo, de silvicultura) para gerir a exploração agrícola e florestal.
3.1.1) essa empresa começaria com capitais maioritários do estado, os quais passariam para as mãos de privados num plano previamente estabelecido. Ficando o estado com um percentagem que lhe permitisse manter segurança de políticas, controlo de execução e investimento económico.
3.1.2) os proprietários de terrenos que quisessem poderiam ter capitais da empresa, de pelo menos o valor dos seus terrenos. Deste modo, i) a empresa faria a exploração dos terrenos, ii) o proprietário receberia os proveitos descontados dos gastos da exploração; iii) os proprietários seriam também responsáveis pela gestão da empresa.
3.1.3) Os cidadãos que não pudessem fazer por si a exploração dos seus terrenos, a empresa faria esse serviço, sendo o custo retirado ao lucro dessa exploração.

Concomitantemente, poderia ser criada pelo estado uma empresa S.A. para estudo, melhoramento, produção e venda de sementes, “plantas de estaca”, arvores, etc para a(s) empresa(s) de agricultura, silvicultura, etc. Esta empresa teria o mesmo modelo de criação e gestão descrito anteriormente.
Deste modo fechar-se-ia o ciclo de produção e exploração, estando todas as frentes em mãos nacionais.

Esta poderia ser uma maneira, de uma forma integrada e estrutural, aumentar a produção nacional e diminuir importações, deficit e desemprego.
Numa altura em que se procura ideias para sair da crise, cá fica esta, tão idiota com outra qualquer!

O que vai Você Fazer em relação a isso?