segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ditador Competente Vs Democrata Incompetente


Hoje quando pensava como preencher mais umas linhas pra este rico blog deparei-me com uma frase do Salazar ‘postada’ no facebook que dizia o seguinte: ‘há que regular a máquina do Estado com tal precisão, que os ministros estejam impossibilitados, pela própria natureza das leis, de fazer favores aos seus conhecidos e amigos’. Isto vem reforçar uma tese que apresento há algum tempo que defende que este regime é melhor, porque promove a diferença e trouxe uma sensibilidade social importante, porém o regime de Salazar tinha pessoas muito mais competentes e inteligentes. Acho que isso se deva à perda de reconhecimento que a política teve e que agora se baseia em jogos de poder pra ver quem consegue, estando no governo, ajudar mais as suas empresas ou os seus amigos.

O caso do incompetente Relvas e do seu D. Quixote Passos Coelho é a prova mais flagrante disto e é inaceitável que nós, enquanto cidadãos, não façamos nada. Como é que as pessoas que passam por ele na rua e não lhe dão um abanão? Os portugueses passaram de não poder ter opinião política para não quererem ter opinião política. E é esta falta de interesse que permite que esta gentalha chegue ao poder, ao invés das pessoas cultas e competentes que nem querem ouvir falar na política pois são logo conotados com a corrupção e falta de dignidade que impera neste sistema.

Não podemos chamar liberdade a isto… E entre poder votar de 4 em 4 anos em incompetentes, ou ter lá um ditador competente venha o diabo e escolha.
A situação ideal seria fazer uma reforma política de base onde pudéssemos eleger os candidatos de cada partido, onde se pudesse ter uma vida política activa sem pertencer aos partidos e ficar sujeito aos lobbys que os sustentam. Eu não sei se para isto é preciso uma revolução de cariz militar, mas seria bom que estas pessoas saibam que não podem passar impunes, que não podem dizer pra nós emigrarmos quando nunca trabalharam na vida, quando nasceram com o cu virado pra lua e a única coisa que sabem fazer são estes jogos de interesses.

Vamos dizer chega, vamos fazer umas manifestações, vamos furar os pneus a esses gajos. Vamos fazer com que eles temam o povo e nos ponham sempre em primeiro lugar. E se não é pela dignidade que seja pelo medo! 

Pedro von Hafe Leite