terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Se não estão bem mudem-se.

Boa tarde a todos, hoje venho falar sobre a crise de vontade que todos nós podemos estar a passar. Estão as coisas assim tão más que achamos que nada vale a pena ser feito? Talvez, mas se começarmos com as pequenas coisas a vontade há-de chegar. E é em jeito de conselho que eu vos digo por onde começar. E digo "em jeito", porque não sou propriamente o detentor da razão.
 Por exemplo, imaginem-se sentados à sombra e ao frio quando dois metros ao lado têm um lugar com sol e conforto. Quantas vezes já não se viram nessa situação e não trocaram de sitio apenas porque como já estavam instalados não quiseram ter o trabalho de mudar? Imagino que já algumas vezes, por isso para a próxima façam como eu, mudem-se para o conforto, não custa nada e sabe melhor.
 Outra situação é deixar de fazer coisas, porque "já alguém o faz melhor". Será isso razão  suficiente para tanto derrotismo psicológico? Façam e concretizem, falhar faz parte do caminho. É o medo do falhar e do conformismo que tornou este país num país sem vontade. A nossa crise de vontade é um problema profundo, e como todos os problemas profundos devemos sempre começar pelas partes mais simples de resolver. Por isso se não estão bem, mudem-se.