terça-feira, 1 de novembro de 2011

Politiquices - Vamos mas é embora

Boa tarde, hoje venho-vos falar do que o nosso Secretário de Estado da Juventude e do Desporto Miguel Mestre disse esta semana sobre os jovens desempregados do nosso país. E o que disse ele? Perguntam vocês. Bem passo a citar (e a analisar):
  • "Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras" - Então mas o objectivo deste governo não era criar empregos e promover a economia? Ou ouvi mal?
  • "...dignificar o nome de Portugal e levar know how daquilo que Portugal sabe fazer bem" - Então a motivação é promover o nosso país? Hmm ok.
  • "...regressará depois de conhecer as boas práticas" do outro país e poderá "replicar o que viu" no sentido de "dinamizar, inovar e empreender" - Mas acham mesmo que regressa? E a regressar com os vicios que existem nas empresas ou as restrições ao crédito que os nossos bancos impõem acham que consegue replicar seja o que for neste país?
  • Segundo o Económico   " o governo português pretende incentivar também os intercâmbios estudantis e os estágios no estrangeiro." - Tudo bem, acho uma boa medida, mas, para quando criar emprego no nosso país em vez de promover o crescimento de outros com os nossos "cérebros"?
 Acredito que alguns de vocês possam ver estes comentários com alguma satisfação, eu mesmo penso que devemos viver experiências lá fora, mas não acham que devemos sempre ter um porto de abrigo? Pensem comigo, se a nossa zona de conforto é o desemprego, se formos embora e falharmos, voltámos para o quê?
 Posso estar a exagerar, mas não gostei deste discurso, principalmente neste momento em que o que precisámos é de soluções cá dentro antes de nos aventurarmos lá fora. Como jovem gostava de ouvir dizer "vamos criar postos de trabalho" em vez de "é melhor irem-se embora".