terça-feira, 8 de novembro de 2011

TEKS - OLPC

Boa noite, hoje venho a horas tardias eu sei, e por ironia do destino já tinha este post mais ou menos idealizado há mais de uma semana mas a vida como todos sabemos não é só fazer aquilo que nos dá prazer ou que achamos realmente importante, também temos que lavar a loiça e coisas assim. Bom desabafos à parte, sabem o que é o projecto OLPC? Não sabem? Então mais uma vez venham comigo.
 OLPC significa "One Laptop Per Child" (um portátiil por criança), e para que serve perguntam vocês? Bem é simples lembram-se mais uma vez do nosso "Magalhães"? Em que o objectivo era que todas as crianças tivessem a possibilidade de possuir um PC? PC's esses que acabaram por ir parar às mãos de crianças que não dão valor a nada? Bem o OLPC é parecido mas bem mais ambicioso, na medida que abrange o mundo sub-desenvolvido  e aplicado a grupos de crianças que certamente dão valor àquilo que no seu país é praticamente impossível de adquirir.
 A ideia partiu de Nicholas Negroponte, que achou que as crianças do terceiro mundo não podiam ficar atrás das restantes em termos de educação tecnológica, e então propôs a criação de um computador barato mas que satisfizesse as necessidades de aprendizagem tecnológica actuais, e assim, nasceu o OLPC. Eu podia estar aqui com um texto enorme a explicar o quão interessante é a ideia, mas passem pelo website do OLPC e vão ver que é o suficiente para apoiarem esta ideia. Não se esqueçam que muitas destas crianças brincam com carros feitos de lata ou bonecas de trapo e dão bastante valor a esses brinquedos, imaginem o valor que não darão a um computador, que até podem levar para a escola. Hoje despeço-me a meia hora do dia de publicação do meu caro amigo Francisco Carvalho. Uma boa noite a todos


@OLPC Brazil