quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Uma arlinda mulher"

Hallo meine Kinder of a b'#@%!


Alexander Gottlieb Baumgarten, conhecem? Pois, eu também não, mas cheira-me que é um bocado "piu-piu"... Ora vamos lá ver se ele é, ou não é "piu-piu".

"Alexander Gottlieb Baumgarten (Berlim, 17 de julho de 1714–Frankfurt an der Oder, 26 de maio de 1762) foi um filósofo alemão.Estudou na Universidade de Halle. Em 1740 foi nomeado professor de filosofia da Universidade de Franfurt-an-der-Oder, onde permaneceu por 22 anos, falecendo relativamente cedo.Em seu trabalho Meditações Filosóficas Sobre a Questões da Obra Poética (1735) introduziu pela primeira vez o termo "estética", com o qual designou a ciência que trata do conhecimento sensorial que chega à apreensão do belo e se expressa nas imagens da arte, em contraposição à lógica como ciência do saber cognitivo. Aos problemas do conhecimento sensiorial consagrou seu trabalho inacabado Estética (t. I, 1750; t. II, 1758). Baumgarten não é o fundador da estética como ciência, mas o termo por ele introduzido no campo filosófico respondia às necessidades da investigação nesta esfera do saber, e alcançou ampla difusão."

Estética? Interessante, muito interessante mesmo... mas nota-se que é "piu-piu".

Mas sim, através deste indivíduo, a questão de beleza\estética foi melhor explorada e compreendida para outras vertentes, desdes as mais complexas, até ás mais banais. Por exemplo, o que é que os biólogos (os crominhos do ambiente) dizem sobre isto?


"A biologia evolutiva explica que os “ideais de beleza”, pela vantagem seletiva que proporcionam, ficaram programados de algum modo em nosso patrimônio genético. É facto comprovado que as pessoas acham mais agradáveis regiões fluviais e lugares com vegetação verde e exuberante que desertos e montanhas escarpadas. Para nossos antepassados, viver naquelas áreas representava uma vantagem, pela facilidade de conseguir alimento e água e porque ofereciam defesa contra seus inimigos."


Cool! Faz sentido, no meu ponto de vista. Começo a gostar de biólogos um bocadinho mais, a partir deste momento. E, já agora, o que dizem os psicólogos sobre esta matéria?

"A psicologia experimental por sua vez deu origem também ao chamado campo da estética informacional. Pesquisadores demonstraram serem os padrões gráficos os que estimulam a capacidade investigativa do observador, isto é, aqueles capazes de despertar sua curiosidade."


Já lá diziam os malucos dos românticos, que a beleza era o exotismo... Acho que se o Lord Byorn estivesse vivo, ia gostar muito de psicologia experimental.

Mas para ser sincero, gosto mais desta definição:


"Quando vemos alguém como belo, é porque expressa algo que admiramos, como força, bondade ou alegria. Um exercício interessante é pensar no maior número de qualidades que puder e fazer uma lista. Uma boa lista deve conter pelo menos cinqüenta palavras. Outro exercício interessante é pensar em diversas pessoas, mulheres e homens também, que considera belas. Pense nas qualidades que essas pessoas expressam e não somente no seu visual. Pense em filmes que considera belos e no que expressam e como fazem você sentir. Essas virtudes, ou qualidades, são materializadas na imagem, da pessoa, do objeto ou da obra de arte"



Ou seja, beleza é algo que expressa informações (contéudo), através de um manto de emoções, manifestantes tanto em campos visuais, sonoros, etc.


Se nós já temos opiniões diferentes por causas das nossas interpretações de um objecto, então é óbvio que é cada vez mais explicito que vamos ter "gostos" mais diferentes uns dos outros, não somente por acharmos algo giro, mas sim, subconscientemente há algo que justifica aquela maneira de ser, e daí gostarmos dela ou não.


Neste video, está vários exemplos de beleza, onde se pode apreciar e reflectir todos os seus diversos aspectos. R.I.P. Mamonas Assassinas! :'(
https://www.youtube.com/watch?v=8p1-jCCUn5Y


"Gostos não se discutem, perdoam-se" Nhéeee.....