terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O que somos nós para os estrangeiros?

Boa tarde, espero que a época festiva tenha sido agradável para todos vocês. Como sabem as noticias foram marcadas pela deportação de uma família portuguesa no Canadá. Na minha ideia e cada vez mais, a deportação de portugueses deve-se a uma visão errada daquilo que nós somos. Essa visão parte única e exclusivamente de governos e nunca do povo desses países de onde portugueses são muitas vezes deportados.
 De um ponto de vista dos governos, e devido a pressões económicas e politicas, Portugal não passa de um país de mendigos e isso é claramente reflectido na facilidade com que os emigrantes portugueses são deportados. O que a meu ver não poderia estar mais errado, não fossemos nós, um dos povos que mais trabalha, menos ganha e menos mérito recebe por isso. Na altura não dei muita importância ao acontecimento, até porque realmente a família estava em situação ilegal e só demonstrou interesse em normaliza-la  após ter sido descoberta.
 O que não consegui deixar de reparar foi, mesmo sendo trabalhadores, não delinquentes e com boa educação esta família recebeu respostas negativas a todos os pedidos possíveis que efectuou. Com isso tudo comprovado, pensei se o povo do Canadá (neste caso) estava com o governo nesta decisão. Na minha ideia, não há comparação mais lúcida do que quando um povo se compara outro e o aceita como igual. Não fosse, o video que apresento a seguir e deixava este assunto de lado. No video, que já data de 2005 (se não estou em erro), um comediante faz paródia de situações idênticas, de forma irónica é possível ver a demonstração da aceitação dos portugueses no Canada, pelo menos pela parte do povo. Mesmo sabendo que nem todas as pessoas concordem, o video mostra certamente a ideia geral do que os Canadianos (ou pelo menos a maioria com capacidades motoras) têm de nós portugueses. E quando o povo prova um governo errado, sabemos que algo não bate certo.