quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tudo sobre carris?!

Portugal possui uma posição estratégica ao nível Europeu e mundial, é o primeiro país europeu para quem chega por mar. Então porque é que os maiores portos europeus são na Holanda e na Alemanha?!
È essencial fazer concorrências aos grandes portos já existentes fazendo de Sines o 1º porto de águas profundas da Europa.
Numa época em que o preço dos combustíveis não pára de aumentar, encurtar uma viagem de um barco fazendo com que seja possível descarregar e carregar mais cedo, aumentado os lucros, torna-se critico para as companhias de navegação.
Aqui, num contexto de uma política integrada de transportes e de logística para a Europa faria sentido possuir uma ligação ferroviária de alta-velocidade / velocidade-alta (de mercadorias) entre Portugal e o resto da Europa. Assim, os produtos seriam descarregados em Portugal e no dia seguinte estariam nos seus destinos.
Seria um ganho económico directo, e indirecto pelos possíveis negócios conseguidos pela aquisição de um novo estatuto de Portugal como parceiro comercial e económico. 
Será que também num porto vamos “meter água” ou será que finalmente começaremos a por tudo “sobre carris”?
O que vai VOCÊ FAZER sobre isso?