quarta-feira, 2 de maio de 2012

Revolução industrial em Portugal?! Finalmente!!

Enquanto o resto dos países do hemisfério norte investiam em desenvolvimento intelectual das suas populações e posteriormente colhiam os frutos ao terem inovação e desenvolvimento de produtos, Portugal não só não o fez, como até consegui a proeza de fechar a maioria das empresas nacionais e ir comprar fora (a crédito!).
Assim, actualmente Portugal enfrenta a tarefa de ter que conseguir fazer em pouco tempo o que não fez durante décadas – produzir mais do que consome.
Para tal tem, pelo menos, dois caminhos: i) baixar custos de produção para poder vender mais e/ou ii) vender produtos de maior valor acrescentado. Como as contas que temos para pagar são agora e não daqui a 20 anos, temos que arranjar medidas rápidas. Como não se pode mexer no preço das matérias-primas (são importadas), dos combustíveis e outros “custos fixos” o que resta são os salários. Isso quer dizer que o futuro de economia nacional passa por uma politica de salários baixos para podermos produzir muito e a baixo preço? Não! Esse é o “território” da China, Índia e outros países emergentes, os quais possuem (entre outros factores) uma massa humana enorme o que, consequentemente, torna impossível qualquer tipo de concorrência.
Assim, penso que o futuro (a médio e longo prazo) passa por economia competitiva baseada na inovação, com a investigação e desenvolvimento de produtos novos. Tendo em consideração o estado actual dos sectores secundário e primário, numa fase inicial, o principal impulso no desenvolvimento deveria vir de uma maior integração entre a investigação que decorre nas Universidades e a indústria. Com a desejável melhoria na capacidade de investimento da indústria, esta passaria a assumir uma boa parte da sua própria investigação e desenvolvimento. Deve ser tido também em consideração que, muitas das vezes, é necessário criar a própria maquinaria necessária para a elaboração dos produtos, o que leva ao desenvolvimento do conhecimento noutras áreas, induzindo a um ciclo positivo de crescimento global da economia. Que é o que bem precisamos!
O que vai VOCÊ FAZER em relação a isso?