quarta-feira, 9 de maio de 2012

Foi uma ideia bem melhor que a minha.

Nas últimas semanas uma notícia chamou-me à atenção. O tribunal de Portalegre decidiu que a entrega de uma casa ao banco saldava toda a divida. Citando o "esquerda.net" que por sua vez se baseia num artigo do "Diário de Noticias" (infelizmente não tenho acesso ao artigo pois a edição online do jornal é paga) passo a apresentar o caso: "Um casal divorciou-se e entrega a casa ao banco, considerando que o empréstimo pedido estaria liquidado. Foi determinada a venda da casa, que foi comprada pelo banco que emprestara o dinheiro. Porém, a dívida do empréstimo era de 129.521 euros, enquanto a venda (ao banco que emprestara) foi por 82.250 euros. O banco exigiu então que, além da devolução da casa, o casal pagasse a diferença entre o dinheiro que emprestara e o valor da venda da casa. Isto é, o casal teria não só de devolver a casa, mas pagar ainda mais de 46.000 euros.
O juiz decidiu em Janeiro passado, que a devolução da casa liquida a totalidade do empréstimo."
 Às vezes tenho pena que estas situações não se saibam mais cedo. Quando num dos meus posts anteriores me referia que tanto os entidades bancárias como os políticos deveriam fazer alguma coisa quanto ao enriquecimento dos bancos face ao empobrecimento das famílias, referia-me a medidas como esta. Gostava de poder pensar que nos próximos tempos mais situações serão resolvidas desta maneira, tirando grandes pesos das carteiras de muitos portugueses, até porque segundo o mesmo artigo "o Bloco de Esquerda desafia o Parlamento a aprovar a proposta que garante que entrega de casa ao banco salda empréstimo.".Resta-nos como sempre, esperar.