terça-feira, 22 de maio de 2012

Células estaminais: a salvação ou o Apocalipse?

 Esta semana muito se tem falado de um spot publicitário sobre os benefícios das células estaminais. Após muita contestação o mesmo foi retirado do ar. A empresa Crioestaminal apela aos pais que guardem as células dos seus filhos para que mais tarde (no caso de se desenvolverem) possam ser tratadas doenças como a leucemia.
 Tudo isto gerou uma onda de contestação, houve quem acusasse a empresa de fornecer dados infundados, chantagem emocional para com os pais, e até quem sugira que é um golpe para os pais que estão no IPO com os seus filhos doentes.
 Há vários estudos divulgados sobre o assunto e acredito que quanto mais investigação existir na área mais rapidamente a humanidade chega a uma conclusão sobre a utilização destas células e neste preciso momento são precisas soluções em muitas áreas da medicina. Eu não sou médico nem estudo para tal mas apoio a procura de soluções e dado que um cordão umbilical acaba por ser descartado, qual é o mal de fornecer o mesmo para investigação?
 Em Portugal parece também que tudo o que a ordem dos médicos não faz, deve ser proibido. Não percebo como é que um país que descobriu um mundo inteiro, tem uma sociedade com uma mente tão fechada.  
 Se as afirmações da Crioestaminal são verdadeiras ou não, não sei, mas também ninguém se acredita no que os políticos prometem e eles continuam a ir parar ao poleiro. 
 E se me permitem vou mais longe dizendo: dava mais depressa o meu cordão umbilical à Crioestaminal que um voto a um politico. 


A publicidade