quinta-feira, 24 de maio de 2012

Já que tens a fama…!

As políticas económicas, ou falta delas, das últimas três décadas levaram a que Portugal não só não desenvolvesse os seus sectores primário e secundário como fizesse um desinvestimento, levando i) ao abandono da agricultura, ii) fecho de indústrias; iii) abate de frota de pesca; iv) abandono das florestas. Em paralelo, o país teve que aumentar a importação de bens para suprir as suas necessidades.
Adicionalmente, o aparecimento das grandes empresas de distribuição levou a que os poucos, e pequenos, produtores nacionais que restaram tivessem que suportar as suas margens de lucro e os longos prazos de pagamento.
Como já vimos é necessário aumentar a produção destes sectores. Um dos factores necessários para isso é que haja uma preferência de consumos por produtos nacionais.
Pelas regras da UE não é possível fazer proteccionismo á produção nacional, no entanto, é possível e desejável que se incentivem, acções mais ecológicas. Assim, seria possível instituir uma “taxa ecológica” sobre os produtos por distância percorrida desde o produtor. Deste modo, os produtos nacionais seriam uma vantagem competitiva em relação aos importados, pois seriam mais baratos!
Já que temos a fama de sermos desenrascados e estarmos sempre a arranjar maneira de contornar as regras, ao menos que o façamos por uma boa causa e tenhamos o proveito!
O vai VOCÊ FAZER em relação a isso?