segunda-feira, 5 de março de 2012

Vagas Medicina (cont.)

A semana passada fiz uma pequena reflexão sobre o afunilamento com que os estudantes de medicina e o SNS se deparavam aquando da entrada no mercado de trabalho devido ao aumento cego e constante do numerus clausus em relação às vagas resultantes da falta de médicos. Mas isto podia ser compensado (desde de que não se aumentassem as vagas de entrada no curso indefinidamente, como é óbvio) se fossem tomadas algumas medidas anti-corporativistas.

Uma das medidas a tomar prende-se com a exclusividade em que o médico escolheria se quereria trabalhar no público ou no privado. Libertando-se assim vagas em número igual aos que optassem pelo privado. Para evitar a fuga dos médicos de qualidade do SNS ter-se-ia que aumentar a remuneração em algumas especialidades ou aumentar os incentivos com base em objectivos.

Outra medida, já referida no post anterior, consiste numa distribuição definida com base em estudos das reais necessidades de médicos a dois níveis: especialidade e localização geográfica.

Outra medida a tomar que não está tão ligada a este problema, mas que também seria útil, era a distribuição de uma parte da percentagem de entrada para a faculdade de medicina para uma entrevista em que fossem avaliadas as motivações do aluno.

Pedro von Hafe Leite