terça-feira, 13 de março de 2012

Cadeiras em ouro para todos os alunos

 Hoje venho falar sobre a nova polémica das obras públicas. Como já devem ter visto ou lido nas noticias, as obras de modernização de cerca de 181 escolas públicas tornaram-se num novo pesadelo para a economia portuguesa. Não vou abordar os números porque isso toda a gente já o fez, como podem ver aqui. O que posso dizer quanto aos números é que com tanto dinheiro gasto resta-me pensar que qualquer pessoa que saiba fazer contas de somar e subtrair poderia ter estado à frente deste projecto.
 O que eu acho curioso em tudo isto é que ninguém vai às ditas escolas ver realmente aquilo que foi feito. Penso que nesta altura seria justo para todos nós, principalmente aqueles que tiveram aulas debaixo de telhados voadores e sentados em cadeiras de qualidade questionável saber o que realmente foi melhorado com tanta obra.
 Dou-vos o exemplo de Tomar, a cidade onde estudo. Sou testemunha da evolução de uma destas escolas ao longo destes anos que aqui estou, e posso dizer à partida que quando aqui cheguei duvidei realmente de que aquilo seria uma escola pública dado o seu estado de degradação aparente (apenas posso falar sobre o que via do exterior). Quando as obras arrancaram não podia estar mais de acordo, mas, eis que alguém se lembra de erguer um novíssimo pavilhão desportivo na dita escola. Na altura pensei se não bastaria terem remodelado o antigo pavilhão, mas esse bem pensar já não iria fazer grande diferença.
 Duvido que tenha sido só o pavilhão de Tomar a agulha que fez rebentar a bolha, mas como este deverão haver muitos outros exemplos a contribuir para o mal geral, e por isso, na tentativa de apelar à participação dos nossos leitores, no caso de conhecerem mais situações deste tipo seria interessante que as expusessem na secção de comentários.