terça-feira, 18 de outubro de 2011

TEKS - O sonho da tecnologia

 Boa noite, na semana passada falei-vos de um tema politico, pois, as próximas politiquices só voltam em Novembro, até lá irei falar dos mais variados assuntos. Para esta semana como já vos tinha dito irei falar sobre a tecnologia. Até porque a vida não é feita apenas de problemas e responsabilidades  é também feita de sonhos e desejos, os problemas, esses, ficam para rubricas como a "Politiquices". Hoje quero aproveitar para vos fazer sonhar comigo e quem sabe não se esquecem dos vossos "a fazeres" por alguns minutos.
 E que melhor assunto para abordar do que a conquista espacial. Desde 12 de Abril de 1961, dia em que Yuri Gagarin ficou conhecido como o primeiro homem no espaço, que a evolução da tecnologia que leva o ser humano para além do planeta Terra tem sido constante. Hoje em dia temos uma estação espacial internacional em constante desenvolvimento, mas, o mais fascinante da sua construção é que esta estação é habitada sem interrupções desde  o ano 2000 por diversas expedições sendo a actual expedição a número 29. O objectivo é conduzir experiências onde em nenhum local terrestre seria possível  , desde medicina até astro-física, quem sabe a cura para algumas doenças não é feita no espaço, ou que até a maçã de Newton caia no esquecimento, quem sabe...
 Vamos agora erguer mais as nossas cabeças e olhemos então para Marte. O planeta vermelho, teve desde 1997 algumas visitas muito curiosas. Tratam-se nada mais nada menos que os "rovers"  enviados pela NASA e usados para explorar a superfície marciana, até aqui podem não achar grande feito, mas já perderam alguns segundos para pensar que aquelas fotos não são da Praia da Rocha muito menos do deserto do Sahara?
 Bom agora que perderam algum tempo a pensar, conseguem perceber qual a importância delas, olhar para essas imagens é olhar para um planeta completamente novo, um local onde nenhum ser humano esteve antes, e o mais incrível de tudo não é o facto de lá termos posto uma "máquina fotográfica tele-comandada", o mais incrível é essa máquina estar activa há mais tempo do que era suposto, antes de passar para o próximo tópico e talvez para incentivar os mais cépticos. Imaginem-se no lugar de um cientista que olha para centenas dessas imagens todos os dias, agora que já estão na pele do cientista imaginem que numa dessas imagens encontram água. Agora que percebem onde quero chegar. 
 Para finalizar quero apresentar-vos o SETI, um programa que usa tempo de processamento dos nossos computadores para analisar dados recebidos de um telescópio com a finalidade de encontrar vida extraterrestre. Escusado será dizer que quantos mais computadores ligados mais rapidamente são analisados os dados. Experimentem e quem sabe não são vocês que recebem o primeiro contacto extraterrestre.
 Agora que partilhei o meu entusiasmo convosco, está na hora de voltar ao nosso planeta e pensar nas coisas extraordinárias que nós poderíamos estar a fazer.


ISS(@wikipedia.org)