sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Da Janela Abaixo - Lavagem cerebral

Cumprimentos a todos o meu nome é Francisco Dias e estou incumbido de dar o meu contributo para este blog todas as sextas feiras. A minha rubrica semanal chamar-se-á "Da Janela Abaixo" já que convido toda a gente a participar e a lançar da janela abaixo as suas opiniões sobre os mais variados assuntos. Dada a introdução, passaremos para um tema mais leve e menos politico-dependente.

Para os leitores que usufruem das capacidades de zapping televisivo como principal modo de escapar ás publicidades que tanto os irritam... para os leitores que se queixam do consumismo exagerado provocado pelo excesso dessa publicidade e ainda para a dona Ermelinda que gosta imenso do reclamo das bolachas de chocolate que compra, todas as segundas feiras, queria a todos estes revelar quem são os principais responsáveis pela nossa alimentação psicológica e pela lavagem cerebral com que as publicidades nos invadem.

[...e não, não são os políticos, não é o estado, não é a bolsa, não é a Troika!]

Começando então pelo inicio, pensem todos numa marca de roupa, numa marca de uma bebida, numa marca de carros. Ora bem, mais de 50% de vocês pensou numa marca de algo que veste; de algo que bebe; de algo que conduz e ai está o efeito que quase ninguém se apercebe é que somos cada um de nós que alimentamos esse gosto no nosso subconsciente. Se não reparem, a dona Ermelinda que ainda segunda passada comprou um pacote de bolachas sentou-se a comer as bolachas enquanto via a novela da tarde e não é que durante o intervalo viu o anuncio das bolachas que ela tanto gosta, tão irresistível e tão apetecível e tão pago pelo seu dinheiro. A dona Ermelinda não sabe mas é ela quem se está a ajudar a convencer, uma espécie de “pagar para ver” com a vantagem de que se compramos o produtos já estamos, à partida, interessados.

Queixamo-nos, então, da publicidade que nos leva a comprar e a consumir mais do que devemos e que nos faz engordar, emagrecer, ficar fúteis ou que (no caso da dona Ermelinda) "nos leva o salário todo"... o que não deixa de ser verdade, mas da qual na maior parte dos casos somos nós os principais responsáveis.

Lembrem-se, não é mais ninguém que nós próprios o principal culpado pelas influencias que sofremos nas nossas vidas e nas nossas decisões, podemos não estar cientes disso mas no fundo...

se seguirem o rio até à nascente vão ver que já lá estiveram antes.

...no caso da publicidade, este bicho que nos ataca especialmente as carteiras somos nós que lhe damos vida, que o queremos lá e da próxima vez que virem o anuncio da Coca Cola podem ter a certeza de que se ficarem com vontade de beber uma, a culpa é vossa.

Exponham as vossas opiniões, lancem-nas "da janela abaixo".