terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que comemos

Boa tarde, só agora tive a oportunidade de me sentar e fazer o post desta semana, e por isso para aqueles que pudessem estar à espera de um post mais cedo peço desculpa. Hoje venho-vos falar fora de rubricas, sobre um assunto que os media abandonaram  à muito. Lembram-se dos E's? Aqueles químicos que são colocados nas comidas processadas, como os corantes e conservantes, lembram-se deles? Bom agora que já vos reavivei a memória vou então reavivar o tema em si.
 Em forma de lista vou mostrar-vos algumas das coisas que ingerimos, e aquilo que elas fazem de um ponto de vista nocivo, sendo que algumas podem ter propriedades benéficas. Se temos que ter a capacidade de interrogar quem nos vende o produto, seja ele qual for, temos que ter a capacidade de interrogar o que é vendido:
(o "E" vem de Europa e significa que é aprovado na União Europeia)

  • E310 Galato de Propilo - antioxidante causador de cancro, usado em carnes e sopas embaladas
  • E951 Aspartame  - adoçante artificial, usado em bebidas com gás, foi provado como causador de tumores cerebrais em ratos de laboratório, pode causar dores de cabeça
  • E320-E321 BHA/BHT -  conservante, provado como causador de cancro em ratos de laboratório
  • E620-E640 Glutamatos - activador de sabor, provoca morte de células cerebrais e dores de cabeça.
  • E250-E251 Nitrato/nitrito de Sódio - Conservante, usado no tratamento do botulismo, causador de cancros do aparelho digestivo .
  • E954 Sacarina - adoçante 200 vezes mais potente que o açucar comum provado como causador de cancro no intestino em ratos de laboratório.
Estes são só alguns e claro nem todos são prejudiciais, mas temos que ter em conta que muitas vezes ingerimos alguns destes químicos todos os dias. Claro que temos que comer alguma coisa, mas quantos menos "E's" melhor. Verifiquem sempre os rótulos. Mais informações em


Até à próxima