segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Balanço


'O mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.'

Daqui a 8 dias as minhas férias acabam e eu continuo no meu curso, a passos largos para a sua conclusão.

E as pessoas continuam a queixar-se, eu continuo a queixar-me, mas continuamos todos orgulhosamente serenos.

Os impostos aumentam, os salários diminuem, mas podia ser pior, hoje em dia não temos que trabalhar de sol-a-sol na agricultura e se não tivermos trabalho temos sempre o subsidio de desemprego, e se não tivermos o subsidio de desemprego temos sempre o rendimento social de inserção, e se não tivermos o rendimento social de inserção podemos sempre roubar, na prisão dão-nos comida e roupa lavada e se tivermos umas massas ainda podemos ter um plasma… Quer dizer, se tivermos umas massas nem vamos presos, mas sempre é melhor que antigamente em que havia uns bufos e o pessoal ia preso por discordar, e eu agora posso discordar, posso ir insultar os políticos todos para as caixas de comentários dos jornais, sou livre como o caraças!!  Mas dantes era lixado, tinham que partilhar uma sardinha para sete, agora são sete sardinhas para cada um.

Mas no tempo do Salazar é que era! Não havia ladrões, piavam todos fininho, agora mata-se por qualquer coisa, deve ser da playstation e da coca-cola, que até corrói ossos em copos, nem quero imaginar o que faz ao cérebro desta juventude que está à rasca.

A culpa é tua que votaste no Sócrates, a culpa é da tua tia que pediu um empréstimo para a casa e agora está falida, a culpa é do teu cunhado que tinha uma empresa que foi à bancarrota, a culpa é do tio-avô do amigo do meu vizinho que fugia aos impostos, o sacana. Minha? Não é de certeza! Sou um mouro de trabalho, faço o que me mandam, baixo as orelhas a tudo e, às vezes, nem vou votar porque está calor e o solzinho ainda não paga imposto e eu tenho que me bronzear para as fotos do facebook.

Os impostos aumentam, o desemprego aumenta, os corruptos aumentam, a china compra a edp, a respsol e a galp brincam com as pessoas, os passes deixam de existir para os jovens estudantes, a classe média e as PME’s desaparecem, mas o pessoal continua a respirar e vamos sobrevivendo, ou não… Mas se morrem também já não têm problemas, que no céu não há IRS.

Pedro von Hafe Leite