terça-feira, 4 de setembro de 2012

Food Inc. - Um documentário para os fortes de estômago

Por estes dias assisti a um documentário de seu nome "Food Inc." que retrata a industrialização da alimentação nos Estados Unidos e as consequências que esta teve na vida dos seus cidadãos, principalmente na questão da saúde.
Não deixa de ser chocante que as duas maiores associações governamentais de segurança alimentar sejam geridas por antigos presidentes, assessores, advogados, consultores das 5 maiores empresas da industria alimentar daquele país.
 Para vos deixar alguns dados por exemplo, em 30 anos passaram-se de cinquenta mil inspecções sanitárias anuais aos locais de produção de bens alimentares para apenas nove mil inspecções anuais. Estas empresas fazem anúncios públicos de emprego no México para contratar mão de obra barata, estes trabalhadores ao encontrarem-se em situação ilegal são perseguidos pelo governo até à sua expulsão do país sem qualquer consequência para a empresa que os contrata. Alimentos geneticamente modificados não têm obrigatoriedade de serem rotulados como tal, por isso qualquer alimento deste género passa como produto "natural".
 A industrialização da alimentação na Europa, mais concretamente no nosso país vai evoluindo e infelizmente começamos a encontrar alimentos que talvez não devessem ser "temperados" de forma tão "elaborada". Mesmo assim uma maçã não é mais cara que um pacote de batatas fritas e o controlo efectuado aos alimentos é a meu ver bem mais rigoroso, os nossos rótulos contêm bem mais informação e pela lei os alimentos geneticamente modificados devem ser rotulados como tal. Alimentos orgânicos continuam também a ser mais ou menos uma constante no prato dos portugueses. Para que possam tirar as vossas próprias conclusões deixo-vos o link para o documentário.

http://vimeo.com/30620523