segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Portugal e as Olimpíadas de Verão


Estive há pouco a verificar a contagem de medalhas no sítio oficial dos Jogos Olímpicos. O raio dos chineses até em marcha agora ganham medalhas, mas enfim, não é nisso que me quero centrar, mas sim no facto de só haver 53 países medalhados.

Depois fui verificar quantos comités estavam representados: 204.
Ou seja, para além de Portugal, há 150 países que ainda não ganharam uma medalha a uma semana do término das Olimpíadas de Verão.

É normal nós não ganharmos, é normal que a uns corra pior do que o esperado e a outros melhor. Ter medalhas não é sinal de sermos um país mais ou menos desenvolvido (a Noruega tem duas medalhas, o Cazaquistão tem seis).

A única critica que eu faço é ao choradinho dos atletas e dos seus apoiantes. Ai porque o país só liga ao futebol, ai porque não nos dão apoio, ai porque só vêem estas modalidades de 4 em 4 anos. Oh pah se é assim tão mau não vão lá!! Naturalizem-se espanhóis e vão por aí. Em todos os países há um desporto de eleição que faz com que os outros sejam preteridos, se eu gosto mais de futebol porque é que ei de dar a mesma importância a todos? A desculpa das condições também não pega, basta ver a Clarisse Cruz e os jovens do Remo. Se forem bons, conseguem!

Agora ir para lá dizer que já fizeram muito por Portugal, ou serem eliminados e virem dar uma entrevista a rir-se logo depois de serem eliminados, nem se aproximarem dos máximos pessoais já alcançados demonstra uma grande falta de profissionalismo e de dignidade.

Concluindo, é normal ninguém ganhar nada, é mau quererem acabar com o Desporto Escolar e reduzir o horário de Educação Física e é bom que retirem as bolsas às vedetas que foram ver se o Big Ben não estava atrasado, afinal de manhã é bom é na caminha e eles têm a mania de começar as provas cedo, os marotos.

Pedro von Hafe Leite