terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eu conspiro, tu conspiras... eles? É o que se sabe.

Numa conversa que estava a ter com o Francisco Carvalho (tomem isto quase como um post conjunto pela ideia que surgiu) formulou-se uma teoria da conspiração engraçada, a teoria essa tem por base o facto de a história se repetir (o ser humano é... digamos vá estúpido...), o fim do império romano e a actual crise europeia.
 Então do inicio e antes que a história se repita, a decadência do império romano deu-se devido a vários problemas políticos, económicos e militares. Quanto aos políticos o típico: "ah se tu tens eu quero ter mais" - e então pumba! Mais um imperador assassinado. Os económicos foi muito parecido ao que vivemos agora: "ah vamos pedir dinheiro emprestado e ficar a dever a toda a gente" - e os militares "Ora portanto não temos dinheiro para manter um exército vamos dar poder aos gauleses, germanos e companhia". Como devem calcular esgotou-se o stock de imperadores, a austeridade não era uma coisa muito conhecida e ter povos que nos odeiam a guardar as nossas fronteiras não é muito bom.
 Ora agora temos a Europa cheia de problemas económicos (PIIGS), políticos e militares não directamente, digo não directamente porque apesar de não pedirmos aos russos que nos guardem as fronteiras, somos como europeus o povo que mais próximo está dos problemas do médio oriente (que cada vez mais se agravam).
"Então mas onde se repete a história?" - perguntam vocês e muito bem - ora em termos de economia os pequenos da Europa começam a ser "vandalizados" pelos grandes, isto porque toda a gente deve dinheiro a toda a gente e o problema é que agora os grandes têm que pagar aquilo que devem aos grandes de outros continentes (lembram-se dos romanos?). Políticos já nem digo nada porque anda tudo a ver quem é o próximo a cair (lembram-se dos imperadores estarem sempre a rodar?) e militares é algo mais complexo mas para manter as coisas simples, os problemas que se vivem no médio oriente começam a aproximar-se da Europa, basta ver a Líbia (sim porque aquilo não ficou pacifico), a Síria e outros tantos. E agora vocês dizem: "então mas ainda somos nós que guardamos as nossas fronteiras" - É verdade sim mas são os asiáticos e os americanos que começam a guardar as nossas contas bancárias, a nossa água, a nossa electricidade e não sei se isso não será tão ou mais perigoso.