domingo, 26 de agosto de 2012

Lance Armstrong


O Lance Armstrong pode perder as sete Voltas a França e a sua medalha Olímpica por desistir de se defender contra as acusações, que segundo a Agência Anti-Dopagem são baseadas em testemunhas e outras ‘provas sólidas’. Sendo verdade ou não deparei-me com uma posição, quase generalizada, da opinião pública de ignorar que ele desiste de se defender e que a USADA diz que ele se dopou.
Quanto à questão do doping, o facto de nunca ter sido apanhado não garante a 100% a sua inocência, para justificar esta minha opinião basta ver o caso de Marion Jones que também nunca foi apanhada e depois veio a admitir que se tinha dopado.
Quanto às testemunhas, de facto, elas têm a contrapartida da imunidade ao acusarem o Lance, mas nem todos o têm e, para além disso, um dos treinadores deles foi erradicado do ciclismo por ter sido provado que fazia esquemas de doping para os seus atletas. O facto do Armstrong ter doado muitos milhares de euros à entidade responsável pelos testes anti-doping aos atletas é no mínimo estranha, já para não falar do teste anti-doping positivo para EPO na Volta à Suiça que foi, estranhamente, esquecido.
Mas, o mais curioso é que toda a gente o defende e ataca a USADA, dizendo que isto é um ataque pessoal. É engraçado que a palavra de um homem valha mais que a de muitos outros  mais a de uma instituição. E porquê? Porque venceu um cancro? Lamento, mas isso não torna ninguém mais ou menos honesto. E até que ponto a toma de substâncias ilegais não teve uma importância no desenvolvimento do tumor? Porque conseguiu subir uma montanha como se fosse um super-homem? Lá está, se calhar não era da forma mais honesta.
Na verdade não sei o que é verdade ou não, mas a razão que leva as pessoas a defenderam com unhas e dentes Lance Armstrong e não o Vale e Azevedo (que também se diz inocente) é no mínimo curiosa e digna de um estudo sociológico!
PS: Desagrada-me que os grandes responsáveis por este tipo de comportamento sejam os médicos, é vergonhoso!

Pedro von Hafe Leite