domingo, 28 de outubro de 2012

CHULO!


Chulo, chulo é quem vive à custa do trabalho dos outros!
Ex: 1) quem mantêm emprego, 12º, 13º e 14º mês, recebe salário pago pelos impostos dos outros e ainda vêm exigir aumentos, ou a manutenção de “direitos adquiridos” (como o aumento de salários de função pública e descida do IVA pelo Sócrates só para ganhar eleições)! Quando aqueles que lhes pagam os salários estão a ser despedidos ou lutam para manter as empresas abertas!
Não é Este governo que está mal, o que está e esteve mal nos últimos 30 anos foram TODOS os governos e governantes e o modelo social Português (e Europeu) em que se vivia na esquizofrenia colectiva de que se podia ter eternamente um estilo de vida acima do que a economia produzia, com o dinheiro emprestado dos outros!
Por isso, enquanto não se acabar de vez com o modelo que nos fez ter cá o FMI 3x em 30 anos (quantas vezes mais nos terão que salvar da bancarrota para acordarmos e assumirmos que estamos errados?!) e se terminar com: PPPs ruinosas, subsídios de inserção e de rendimento mínimo (que serve para muitos estarem a viver sem fazer nada), regalias escandalosas que o sector publico tem em relação ao privado, “gestores” públicos que levam empresas à falência e não são condenados por isso, políticos que saem dos cargos e vão para empresas publicas ter “tacho” (ex. ex-presidente da CM Porto que nunca trabalhou no sector energético e foi para quadro da GALP), etc,etc,etc, isto nunca vai mudar.
Assim, chegamos ao ponto em que temos que decidir se preferimos i) manter o excesso de pessoas que vivem á custa do “estado” (estado - todos nós) e continuar na senda da subida de impostos para pagar isso, ou ii) aliviamos o sector publico (despedimos essas pessoas e elas são obrigadas, por necessidade, a produzir para sobreviver) e a carga fiscal sobre o resto da população diminui e permite o retomar da economia? Pois, no fundo é isso que está em causa. Porque quando se diz aquilo com que todos concordam, que há que cortar nas “gorduras do estado” (ex: carros com motorista para gestores e secretários) estamos a dizer que vamos despedir esses motoristas! Mas quando isso é tentado fazer há logo manifestações de opinião contra e os sindicatos vêm-se opor pois estamos a “despedir pessoas”! Se isto não é paradoxal e indicativo de uma sociedade mal estruturada, mas que não quer mudar, e portanto sem rumo, não sei o que será…! 
O que é que VOCÊ vai FAZER em relação a isso?