quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Acima das Nossas Possibilidades a Tua Tia


Depois destas medidas de austeridade e um bocado como ‘resposta’ ao último post do blogue queria contestar as constantes afirmações de que os portugueses vivem acima das suas possibilidades.


O que é viver acimas das possibilidades? É gastar mais do que o que se tem? É ganhar 13º e 14º mês?

Portugal é um dos países com menor taxa de natalidade, uma das razoes é as famílias não terem viabilidade económica para ter mais que 1 filho. Portugal é um dos países da EU com combustíveis e transportes mais caros. Portugal e um dos países da EU com electricidade mais cara. Portugal é um dos países da EU com salários mais baixos. Rede de transportes públicos? Só há em duas cidades, o resto é paisagem, as pessoas têm que comprar um carro. Porque compram uma casa em vez de alugar? Só pergunta isto quem vive noutro mundo e não conhece o panorama imobiliário em Portugal… já para não falar do comportamento vergonhoso dos bancos e de outras entidades de credito que quando apresentaram dificuldades, devido em grande parte a actos corruptos, foram ajudados por todos nós, que como vivemos acima das nossas possibilidades temos dinheiro para pagar um bpn tranquilamente. Mesmo com o 13º e 14º mês, inexistente em maior parte dos países da Europa desenvolvida, temos um rendimento anual médio miserável.

Acima das nossas possibilidades a tua tia.

Acimas das possibilidades está o Sr. Catroga que agora está na EDP de cu para o ar, acima das possibilidades está o Dias Loureiro e o Cavaco que saíram incólumes de um dos maiores escândalos de corrupção do seculo XXI, acima das possibilidades está o Miguel Relvas.

Haja mais impostos, nós pagamos para que ninguém passe fome, nós pagamos para que as contas entrem nos eixos, mas por favor acabem com essa conversa, aniquilem estes seres que vêm com essas conversas de café e que dizem que vivemos acima das nossas possibilidades. Acabem com as PPP’s, acabem com as mentiras, acabem com as desigualdades… dizem que se cortarem os salários dos gestores públicos e afins eles saem para o privado. Não saem, porque maior parte das vezes não têm competência para gerir o que quer que seja, vide o António Borges.

Penso até que vivemos abaixo das nossas possibilidades, a economia depende destas pessoas, o consumo e a fluidez económica são essenciais para o crescimento de um país e das suas empresas. Com esta onde toda de crise e de cortes as pessoas não consomem e a economia estagna.

Mas nada temam, o melhor povo do mundo está cá para suportar tudo e para que os mesmos continuem a viver acima das nossas possibilidades, não das deles claro.

Pedro von Hafe Leite