domingo, 29 de julho de 2012

Rescaldos


Depois de 4 anos de crise o rescaldo é: uma queda de um governo; aumento de impostos; congelamento de salários; corte de subsídios; aumento atroz do desemprego; fecho de empresas; uma economia mais fraca; um SNS mais fragilizado e centralizado, tal como a justiça; aumento dos transportes, da electricidade, gás e água.

O último ano foi especialmente difícil, não só na real vivência das pessoas, mas também com o constante bombardeamento com notícias alarmantes e soluções mirabolantes. Notícias de uma Grécia desfeita em que as pessoas da classe média começavam a passar fome.

Agora com o chumbo do Tribunal Constitucional novas medidas são esperadas em Setembro. A situação espanhola também não ajuda e adivinha-se uma saída em dominó do Euro, com início na Grécia. As medidas como sempre não atingirão os mais ricos, os senhores do poder, esses continuam intocáveis enquanto o Povo estiver a dormir.

Esperam-nos momentos históricos, de grandes dificuldades. Seremos, somos, a primeira geração que terá de viver abaixo da geração anterior. Que isso nos traga uma reconstrução da escala de valores, com primazia pelas relações pessoais ao invés dos bens materiais.

Pedro von Hafe Leite