segunda-feira, 9 de julho de 2012

Profissão: Ex-Ministro


Era este o título de uma reportagem que deu ontem na sic e que entrevistava vários ex-ministros ou membros governativos que tiveram ou têm ligações a empresas cuja tutela era administrada por eles, antes ou depois de passarem para administradores das mesmas.

É escandaloso a falta de vergonha na cara que estas pessoas têm. A maneira como encaram este tipo de atitude. Se não está na lei, pode-se fazer. Metendo no bolso a dignidade e a honra (a tal que citam quando fazem o juramento e que no dia a seguir se esquecem).

Penso que urge legislar sobre este assunto, criando um período de nojo de 5 anos anterior e posterior a tomada de posse. Ou seja, só se poderia assumir o cargo de ministro se nos cinco anos anteriores não tivesse qualquer ligação a empresas que iria tutelar. E saindo do cargo durante 5 anos não poderia administrar essas mesmas empresas. E, quanto a mim, seria justo e honesto proibir de uma forma perpétua que estes ministros tivessem alguma ligação a empresas com as quais tivessem feito qualquer tipo de contrato, pelo menos enquanto esse contrato estiver em vigor.
Não alinho com a ideia de que os ministros devem ganhar muito mais de forma a não serem tentados a aceitar estes cargos. A desonestidade não deve ser controlada comprando a honestidade. Se estes senhores não se sujeitam a ganhar menos em prol da Nação então também não fazem falta e, certamente, não irão desempenhar os seus cargos com o bem do Povo como fito, mas sim com os seus interesses e das suas ex/futuras empresas.

Se estes senhores são tao bom gestores de certeza que arranjam emprego em empresas que não tutelaram, ou até no estrangeiro. O problema é que é falso que eles sejam bons, o que eles fazem qualquer dona de casa faria (se calhar melhor até) o que eles têm é muito poder que lhes permite usurparem o erário público em prol das suas contas bancárias.

E andam com um sorriso na cara e aí na rua. E o povo é sereno…

A reportagem pode ser vista aqui!

Pedro von Hafe Leite